Fazer o Bacharelado em Computação Gráfica na FUMEC é se preparar para atender à crescente demanda por profissionais com capacidade para desenvolver e executar projetos que utilizam os conceitos e as ferramentas da Computação Gráfica. É uma área instigante e dinâmica. O aluno desenvolve habilidades e conhecimento ao longo do curso para atuar na produção audiovisual, no desenvolvimento de jogos digitais, de conteúdo para o metaverso e a realidade virtual, na modelagem e visualização de projetos científicos, industriais, de engenharia e arquitetura, dentre outras aplicações da chamada economia criativa.
O curso oferece conhecimento e experiência prática na rede tecnológica e de conteúdo usada na execução de projetos nas diversas atividades que utilizam a Computação Gráfica. Esta área está em franca expansão. Esta graduação conta com uma moderna infraestrutura, dotada de laboratórios com computadores e softwares utilizados no mercado, além do laboratório de captura de movimento para animação de personagens, que tem trabalhos premiados e desenvolveu os primeiros jogos digitais com esta tecnologia no Brasil.
Reconhecido pela Portaria MEC nº 589, de 14 de junho de 2021, publicada no Diário Oficial da União de 18 de junho de 2021.
Doutor em Artes pela UFMG e Doutor em Física pela UNICAMP, com um período na Università di Pisa, na Itália. Desde 1996 trabalha intensamente com a produção audiovisual e, até 2006, atuou exclusivamente neste mercado de trabalho. Realiza trabalhos e pesquisas em desenvolvimento de jogos digitais, narrativas para os meios digitais, cinema e televisão incluídos, edição e computação gráfica de produtos audiovisuais – como supervisor de efeitos visuais para a TV Globo, no Rio de Janeiro, de 2000 a 2005, na montagem de longa-metragem e na edição e finalização de comerciais para publicidade e televisão, vários premiados -, na supervisão de pós-produção de programas educacionais e institucionais em diversas produtoras de conteúdo e emissoras de televisão, e outros projetos na área. Coordenou o desenvolvimento de diversos aplicativos utilizando a visão computacional e os fundamentos da imagem digital. Coordenou o desenvolvimento do primeiro software livre no mundo de captura de movimento para animação (OpenMoCap), finalista do Prêmio Santander Ciência e Inovação de 2012. Coordena o laboratório de captura de movimento para animação (MoCapLab), que produziu os primeiros jogos digitais brasileiros com essa técnica, desde 2009. É autor do livro Imagem Digital Aplicada, pela Editora Campus/Elsevier, lançado em 2014. Coordena o Bacharelado em Computação Gráfica e o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e é professor e orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC.
Ver currículo completo