O curso, tanto na sua estrutura integral, quanto na 2ª licenciatura em Pedagogia, forma profissionais da educação comprometidos com a melhoria das condições educacionais brasileiras, capazes de compreender a dimensão técnica da educação e aptos a gerar novas estratégias e alternativas para o atendimento à demanda da sociedade. Os objetivos do curso são desenvolver um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que mobilizem o estudante para a sua efetiva aprendizagem; a partir de situações contextualizadas, compreendendo, interpretando e aplicando conhecimentos no cotidiano pedagógico, dentro ou fora da escola.
O currículo oferece formação ampla e diversificada, ao mesmo tempo em que enfatiza a formação do professor. O estágio curricular assegura experiência de exercício pedagógico em ambientes escolares e não escolares. Ele contempla o cotidiano da instituição em sua organização e gestão, no cotidiano da sala de aula, na EJA e nas relações escola/família/comunidade. Na dimensão da intervenção, abrange atividades de docência e a elaboração de projetos educacionais. O curso conta com atividades interdisciplinares que problematizam a relação teoria e prática, envolvendo as disciplinas. O objetivo é proporcionar o acesso a conhecimentos prévios, bem como ampliá-los ao fazer análise e reflexão sobre os temas relacionados às disciplinas em curso.
Reconhecimento renovado pela Portaria MEC no 913, de 27 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2018.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela UFMG (2010). Formadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale) da FaE/UFMG, coordenadora da Educação Infantil da Escola Balão Vermelho e coordenadora e professora dos cursos de Pedagogia e Educação Física Licenciatura EaD da Faculdade de Ciências Humanas da FUMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação infantil e ciclo inicial do ensino fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, currículo, avaliação, criança, infância, formação docente e psicologia da educação.